quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Curiosidade: Gordura Trans, perigo para a saúde

Quimicamente as moléculas da gordura trans se apresentam de forma semelhante as das gorduras não TRANS, contudo, ambas possuem características diferentes.

Nas moléculas de gordura TRANS, os átomos de hidrogênio se ligam aos átomos de carbono na conformação TRANS, ao contrário das gorduras não saturadas que se apresentam na forma CIS.


A gordura TRANS, além de não ser necessária ao nosso organismo, é extremamente prejudicial à saúde. Sabe-se que seu consumo aumenta muito o risco de doenças do coração.

As gorduras TRANS que não são de origem animal, são consideradas bem mais prejudiciais à saúde do que aquelas que já se apresentam naturalmente nos alimentos, como por exemplo, as que estão presentes em alimentos como a carne.

Diante dos malefícios que ela traz a saúde, órgãos de controle da saúde em todo o mundo recomendam a redução de seu consumo. Este tipo de gordura está, na maioria das vezes, relacionado à obesidade.

Curiosidade: os alimentos que mais possuem gordura trans são: biscoitos recheados industrializados, salgadinhos de pacote, pipoca de micro-ondas, molhos de salada, maioneses, hamburgueres, margarinas, sorvetes, chocolates, etc.

Dica: antes de comprar um produto industrializado, olhe no rótulo da embalagem a tabela com informações. Dê preferência para os alimentos sem gordura trans. Muitas empresas já estão fabricando produtos, como os acima citados, sem este tipo de gordura.

Leia mais:
Curiosidades
Doenças do Metabolismo do Glicogênio

2 comentários:

  1. Prezada profa. a informação é interessante, no entanto,conforme o texto "os hidrogênios se ligam duplamente ao átomos de carbono"; há um equívoco aqui, a ligação C-H é simples! Por favor, corrija!

    ResponderExcluir
  2. Cara leitora Domingas,

    Muito obrigado pela observação. A colaboração de nossos leitores nos auxilia em manter a qualidade e o nível das publicações e nos encoraja cada vêz mais em seguir com nosso trabalho.

    A Prof. Dr. Rosilene já corrigiu o texto.

    Continue nos acompanhando!!!

    Webmaster - BIO-Química

    ResponderExcluir